segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Neil Gaiman’s ‘Make good art’ speech

Neil Gaiman's 'Make Good Art' speech,
Este pequeno livro é uma transcrição do inspirador discurso de Neil Gaiman (Sandman, Deuses Americanos, Coraline, The Graveyard Book, O Oceano no Fim do Caminho, e outros) na cerimônia de formatura da Philadelphia’s University of the Arts, em maio de 2012. Neste discurso ele conta seu início como escritor e fala sobre as dificuldades encontradas pelos iniciantes em vender o primeiro trabalho e viver da arte. Mais do que apenas conselhos para escritores, ele convida todos a lutarem por seus sonhos, serem originais em seu próprio estilo e não desanimarem diante das rejeições e críticas, e principalmente, fazer boa arte.
Conta que nunca planejou uma carreira, mas fez uma lista das coisas que um dia queria fazer, como escrever um romance adulto, um livro infantil, uma HQ, um filme, gravar um audiolivro, escrever um episódio da séria  Doctor Who, entre outros que acabou realizando de forma memorável. Para os interessados em ser artistas e, principalmente, viver da arte, dá cinco conselhos:

1) Quando você começa em uma carreira nas artes, você não sabe o que está fazendo. Isto é bom. Pessoas que sabem o que estão fazendo conhecem as regras e sabem o que é possível e impossível. Você não. E não deveria. As regras sobre o que possível e impossível nas artes foram feitas por pessoas que não testaram os limites do possível e não foram além deles. E você pode.

2) Se você tem uma ideia do que fazer, e se dispor a fazer, apenas vá adiante e faça.

3) Quando começar, você terá que aprender a lidar com o fracasso.

4 Se você está cometendo erros, significa que você está lá fora tentando fazer algo. E os erros em si podem ser úteis.

5) Enquanto você estiver nisto, faça sua arte. Faça aquilo que somente você pode fazer.

6) As pessoas continuam trabalhando em um mundo de trabalho independente, e cada vez mais o mundo é mais independente, porque: 1) O trabalho delas é bom; 2) Elas são fáceis de lidar; e, 3) Elas entregam seus trabalhos no prazo.

Neil Gaiman
Ele termina alertando sobre as mudanças que estão ocorrendo hoje no mundo com o advento das novas tecnologias, que estão virando do avesso a forma como se distribui a arte e entretenimento hoje. Em um mundo onde ficou tão fácil divulgar sua obra, a enxurrada de material que inunda o mercado acabou tornando ainda mais difícil a sobrevivência e o sucesso. Ainda que isso possa parecer assustador e desanimador, ele alerta que o futuro está cheio de novas possibilidades para quem souber aproveitá-las de forma inovadora e original.

As velhas regras estão desmoronando e ninguém sabe quais são as novas regras. Então invente suas próprias regras.


Soube deste discurso em um cartoon do sensacional Blog Zen Pencils, que você pode ver aqui, e depois descobri o livro na página da Livraria Cultura, que tem exemplares para pronta entrega. Veja abaixo o discurso na íntegra e com legendas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário