sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

The Voices of a Distant Star, de Makoto Shinkai e Mizu Sahara

The Voices of a Distant Star (Hoshi No Koe, Panini Comics/Planet Manga, 2010) é um mangá escrito pelo japonês Makoto Shinkai e desenhado por Mizu Sahara. Apesar do nome em inglês, que significa “Vozes de uma estrela distante”, este mangá foi publicado em português pela Panini Comics/Planet Manga no Brasil. Diferentemente das centenas de volumes de outros mangás, este tem apenas dez capítulos em um volume único de 244 páginas. A história se passa no ano de 2047 e conta a história de um casal de jovens amigos, Mikako Nagamine e Noboru Terao, separados devido a uma guerra entre a humanidade e alienígenas conhecidos como Tharsians. Os dois são apenas adolescentes na escola quando Mikako é convocada para lutar na guerra contra os Tharsians como piloto de um Tracer, que é um gigantesco robô de combate. Enquanto Noburu continua seus estudos na Terra, Mikako inicia seu treinamento em Marte e depois viaja à bordo da nave de guerra Lysithea para Júpiter, Nuvem de Oort, e, por fim, a guerra em um planeta da estrela Sirius, distante 8,6 anos-luz do Sol.

Voices of a Distant Star (anime)
Os dois se comunicam por mensagens de texto enviadas através de telefone celular, que demoram cada vez mais a chegar conforme Mikako vai se afastando do Sistema Solar, primeiro alguns minutos, depois horas, meses, até 8 anos quando ela está na guerra em Sirius. Isto ocorre por que a velocidade da luz no vácuo é de cerca de 300.000 Km/h, e como as transmissões são feitas por ondas de rádio que viajam nesta velocidade, há um atraso devido à distância em que os dois se encontram, que é de dezenas de milhões de quilômetros entre a Terra e Marte, quase um bilhão até Júpiter, dezenas de bilhões de quilômetros até a nuvem de Oort e dezenas de trilhões de quilômetros até Sirius.

A história não é bem uma ficção científica hard, nem uma Space Opera, mas uma bela história de amor que faz um bom uso dos efeitos da dilatação temporal prevista na teoria da relatividade. Segundo esta teoria, confirmada por inúmeros experimentos e observações, o tempo passaria mais devagar para alguém viajando em uma nave viajando próximo à velocidade da luz do que para alguém que ficasse na Terra. Por este motivo, enquanto Noburu envelhecia na Terra, Mikako permaneceu com praticamente a mesma idade à bordo da nave Lysithea. É uma história belíssima sobre a amizade, o primeiro amor e a dor da separação. Contada com muita sensibilidade, é uma história de um amor e amizade que apesar das vastas distâncias no espaço-tempo, não morre nunca.

Eu tenho saudade de várias coisas.
Das nuvens de verão e da chuva gelada.
Do aroma do vento de outono e da maciez da terra na primavera.
Da sensação de conforto ao encontrar uma loja de conveniência aberta no meio da noite.
Do ar fresco no caminho de volta para casa depois da aula.
Do cheiro do apagador do quadro negro.
Eu sempre quis partilhar essas sensações com você.


Infelizmente a edição brasileira da Panini está esgotada, mas para quem estiver interessado em adquirir um exemplar, poderá encomendar um na loja virtual Comix por apenas R$ 19,90 mais o valor do frete. Também há um anime, que pode ser encontrado facilmente no Youtube.







Nenhum comentário:

Postar um comentário