sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Um Conto de Natal, de Charles Dickens

Um Conto de Natal (L&PM Pocket, 2003), é uma noveleta escrita por Charles Dickens, um dos maiores escritores ingleses do século XIX, que viveu a maior parte de sua vida na chamada era Vitoriana, auge da revolução industrial e do poder inglês no mundo. Por suas histórias, Dickens se tornou uma das celebridades mais famosas de sua época, mas nasceu pobre e desde criança testemunhou o sofrimento dos mais necessitados, explorados em meio à riqueza e prosperidade do país mais rico do mundo, um tema que é recorrente em sua obra. Na época de Dickens, muito antes do rádio, da televisão e da internet, eram famosas as histórias publicadas em capítulos nos periódicos chamados folhetins. As pessoas liam um capítulo por vez e tinham que aguardar por uma semana inteira pelo próximo, como fazemos hoje com as séries de TV. Só quando as vendas eram altas é que os capítulos eram compilados e publicados no formato de livro, em edições de luxo em capa dura que na época eram bem caros. Esta história é a mais famosa do autor e uma das mais adaptadas de todos os tempos, com versões em quadrinhos, adaptações cinematográficas, desenhos animados, animações digitais, peças de teatro, entre outras mídias.

Charles Dickens
Em Um conto de natal (A Christmas Carol no original), acompanhamos a história do velho Ebenezer Scrooge, um homem rico, ranzinza e solitário que despreza todas as pessoas ao seu redor e vive apenas para seus negócios. Na véspera de natal, depois de espezinhar como sempre seu funcionário, recusar-se a fazer uma doação para a caridade e se negar a passar o natal com seu sobrinho, recebe o fantasma de seu antigo sócio, a pessoa mais próxima de um amigo que ele já teve na vida, que anuncia que ele receberá a visita de três espíritos. Eles representam os natais passados, o natal presente e os natais futuros. Enquanto Scrooge revê a própria vida e as consequências que seus atos tiveram na vida de outros pessoas ao seu redor, é difícil não repensarmos também nossas próprias vidas; nossas decisões erradas, quando escolhemos o que parecia mais seguro ao invés daquilo que mais amávamos; ou quando negamos ajuda àqueles que necessitavam por puro egoísmo ou falta de sensibilidade. Nossas ações tem consequências não só para nossas vidas, mas para a vida daqueles que estão próximos de nós, e quando agimos visando sempre o interesse próprio, deixamos o mundo mais infeliz.

Peça de teatro baseada em Um Conto de Natal


Quadrinhos de Um Conto de Natal
Uma excelente história de uma época em que as histórias sempre tinham um final feliz; capaz de comover crianças e adultos ao mostrar como podemos reassumir o controle de nossas próprias vidas e trazer mais felicidade ao mundo através do amor e da generosidade. A edição de bolso da L&PM Pocket vem com ilustrações de Eduardo de Oliveira e custa apenas R$ 14,00. Recentemente esta editora lançou também a versão em quadrinhos, como parte da coleção Clássicos da Literatura em Quadrinhos.







Algumas adaptações cinematográficas de Um Conto de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário