segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Ender’s Game – O Jogo do Exterminador

Ender’s Game – O Jogo do Exterminador (Ender’s Game, 2013) é um filme de ficção científica baseado no romance de mesmo nome de Orson Scott Card. No filme e no livro, no ano de 2086 a Terra foi atacada por alienígenas hostis conhecidos como Formics (abelhudos na tradução brasileira do livro) que quase destruíram a civilização, mas foram repelidos após um heroico ataque final liderado pelo lendário Mazer Rackham. Décadas mais tarde, a humanidade se prepara para o segundo ataque treinando jovens promissores que poderão liderar a esquadra internacional que irá combater os alienígenas no confronto final. Eles são treinados na Escola de Combate, uma estação espacial onde os melhores candidatos são submetidos a rigorosas simulações de guerra espacial em gravidade zero. O filme tem direção e roteiro de Gavin Hood e tem no elenco, entre outros, Harrison Ford como o Coronel Hyrum Graff, comandante da Escola de Combate; Asa Butterfield como Andrew “Ender” Wiggin, o garoto prodígio que é a maior esperança da humanidade; e Ben Kingsley como Mazer Rackham.

Treinamento em gravidade zero na Escola de Combate
O filme custou cerca de 110 milhões de dólares e arrecadou apenas 88 milhões de dólares mundialmente, mais de dois meses depois do lançamento. Talvez a fraca bilheteria tenha sido resultado do boicote promovido por conta de declarações homofóbicas dadas recentemente pelo escritor Orson Scott Card, que afirmou, entre outras asneiras, que se os Estados Unidos autorizassem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, os cidadãos deveriam pegar em armas e derrubar o governo. Fato lamentável, pois a história é muito boa e não tem nenhum conteúdo discriminatório, tendo como temas principais o bullying, o genocídio e os horrores da guerra. Culpa também dos executivos de Hollywood, que prometem a adaptação há anos e foram realizá-la justamente após as infelizes declarações do criador da história. Recentemente a DC Comics contratou Card para escrever a nova fase do Superman, e recebeu uma enxurrada de pedidos de leitores para retirá-lo da série.
Harrison Ford como o Coronel Hyrum Graff
Mas não se deixem enganar, pois Card é um excelente escritor, apesar de algumas opiniões idiotas sobre certos temas e declarações pessoais que chegam ao limite do tolerado pela liberdade de expressão, mas que não refletem sua obra literária.

O romance O Jogo do Exterminador foi publicado em 1985 e ganhou os prêmios Hugo e Nebula, assim como sua continuação, Orador dos Mortos, que também ganhou estes que são os mais prestigiados prêmios da ficção científica.
Orson Scott Card
Com o fracasso do filme nas bilheterias, provavelmente não teremos adaptações das continuações, que curiosamente se passam em um planeta colonizado por brasileiros. Esta homenagem se explica pelo fato de Orson Scott Card ter vivido mais de 20 anos no Brasil como missionário da igreja mórmon, conhecida aqui como Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. foi republicado recentemente pela editora Devir como parte do selo Pulsar, que publicou também as continuações Orador dos Mortos, Xenocídio e os Filhos da Mente. Todos ainda são facilmente encontrados à venda e valem a pena a leitura e o filme vale também a entrada no cinema.


Os quatro livros da série O Jogo do Exterminador publicados pela Devir

Veja abaixo o trailer do filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário