segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Ataque dos Titãs, de Hajime Isayama

Ataque dos Titãs #1
Ataque dos Titãs é um mangá escrito e desenhado pelo japonês Hajime Isayama, lançado em 2010 e que chegou ao Brasil em novembro de 2013 pela Panini Comics. O primeiro número esgotou-se rapidamente e uma segunda edição chegou nas bancas no mês de janeiro, quase junto com o número dois. Para quem não sabe, os mangás são os quadrinhos japoneses, cujas principais características são os desenhos de pessoas com olhos gigantes e a leitura no sentido oriental, da direita para a esquerda. A história se passa em um futuro distópico onde a civilização foi destruída por gigantes parecidos com zumbis, que comem seres humanos e são quase invulneráveis. O que aparentemente sobrou da humanidade vive em uma gigantesca área cercada por três muros concêntricos de 50 metros de altura em um mundo com tecnologia que lembra um pouco o steampunk. Todos vivem bem há mais de cem anos sem qualquer ataque, quando um titã gigantesco aparece e faz um buraco na muralha mais externa e uma invasão de titãs começa. Milhares morrem, incluindo a mãe do protagonista, um garoto chamado Eren Yeager, que sonha em conhecer o mundo além das muralhas.

Ataque dos Titãs #2
Depois do massacre, Eren e sua irmã, uma garota chamada Mikasa Ackerman, alistam-se no exército responsável por fazer o policiamento das cidades, proteger as muralhas e realizar missões de reconhecimento nas florestas além das muralhas para tentar descobrir mais sobre os titãs. Como armas os soldados deste exército utilizam o Equipamento de Manobras Tridimensionais, que é um cilindro de gás pressurizado que fica nas costas do combatente, com dois jatos laterais presos nas pernas para voos curtos, que também disparam arpões presos a cabos de aço e servem de bainhas para duas espadas, com dois controles manuais que ficam presos aos cabos destas.

A história é muito violenta e com classificação de imprópria para menores de 16 anos. As cenas dos titãs mastigando as pessoas são chocantes e há muitas mortes, mutilações e sangue nas páginas. O que achei mais legal na história foi o visual dos soldados em seus Equipamento de Manobras Tridimensionais e o mistério em torno da origem dos titãs, que aparentemente matam os humanos não para se alimentar, mas com o simples propósito de destruí-los. A trama é envolvente e quando comecei a ler não consegui parar até acabar o primeiro volume.

Imagem do anime de Ataque dos Titãs


Também existem um anime, jogos de vídeo game e está sendo produzido um filme em live action previsto para estrear em 2015. O anime ainda não foi lançado no Brasil, mas dado o sucesso que o mangá tem feito no país, com os exemplares se esgotando nas bancas no dia em que são lançados, isto é só uma questão de tempo. Ataque dos Titãs está saindo em volumes com quatro números encadernados com 196 páginas no total, por apenas R$ 11,90, e os números 1 e 2 ainda podem ser encontrados nas bancas. Ataque dos Titãs é uma boa entrada no fascinante mundo dos mangás.



Nenhum comentário:

Postar um comentário