quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

1Q84, de Haruki Murakami

Box 1Q84
1Q84 (Alfaguara/Objetiva, 2012, 2013), é uma trilogia de livros do escritor japonês Haruki Murakami. Após um ano de espera pude ler o terceiro volume desta monumental obra que é o ápice da carreira literária de Murakami. Três volumes e 1.280 páginas depois, posso dizer que o livro é excelente, um dos melhores que já li. Se você ainda não conhece esse autor, que é um dos mais prestigiados da atualidade, sugiro que comece por este livro, agora que a terceira e última parte foi lançada no Brasil. Assassinato, romance, fantasia, religião, literatura, filosofia, música clássica, sexo, realidade alternativa, um mundo com duas luas no céu... Estes são alguns dos elementos que compõem esta história incrível que já vendeu milhões de exemplares em todo mundo.


A história se passa no ano de 1984, uma referência à grande obra de George Orwell, e é dividido entre duas narrativas. Na primeira acompanhamos uma mulher chamada Aomame, que está em um táxi a caminho de um compromisso urgente e se vê presa em um engarrafamento no meio do elevado de uma rodovia que a fará perder seu encontro. Após uma sugestão do misterioso taxista ela decide descer uma escada de emergência de uma obra na via, e ao chegar no bairro abaixo, como uma Alice moderna descendo pela toca do coelho, começa a notar algumas pequenas alterações na realidade que a cerca. Após sermos surpreendidos pela natureza inusitada de seu trabalho, ela percebe que não está mais no mesmo mundo do ano de 1984 em que costumava estar. Ela percebe então que está em uma nova realidade, que apelida de 1Q84, onde há duas luas no céu. Na segunda narrativa acompanhamos um homem chamado Tengo, um professor de matemática e aspirante a escritor que recebe uma proposta inusitada de seu editor para reescrever uma misteriosa história escrita por uma garota de 17 anos. Esta história com elementos fantásticos, intitulada Crisálida de Ar, parece ter relação com a vida real da garota, que aparentemente fugiu de uma comunidade religiosa isolada nas montanhas do interior do Japão. Neste mundo, duas luas pairam no céu e a realidade é ameaçada pelo misterioso “Povo Pequenino”. No decorrer da história as duas narrativas começam a se aproximar e Aomame e Tengo estão prestes a se encontrar no mundo de 1Q84, onde realidade e ficção se unem e as regras do mundo normal às vezes não se aplicam.




Haruki Murakami
A prosa de Murakami é leve e envolvente, sem pedantismo e erudição desnecessários, cada palavra é colocada de modo preciso e sem rodeios. Quando você começa a ler, não consegue mais parar. Os cenários são muito bem descritos, às vezes de forma poética, e mesmo os elementos mais bizarros e fantásticos são apresentados de forma convincente, como se fossem normais ao nosso dia-a-dia.

Junto com o terceiro livro também foi lançada a trilogia completa em uma caixa especial, que sai mais em conta que comprar os três volumes separadamente. A caixa tem um ótimo acabamento e parece madeira, diferente daquelas caixas de papelão vagabundo que costumamos ver em boxes de livros de outras editoras.


“Será que estou ficando louco? Não. Não pode ser. Não estou perdendo a razão. A minha consciência é sólida, imparcial e reta, como um prego novo de aço. Ele foi martelado num ângulo preciso e correto no núcleo da realidade. Eu não tenho nenhum problema. Estou completamente lúcido. É o mundo ao meu redor que está começando a mostrar a sua demência.”
Preciso descobrir as causas desta loucura. A todo custo.


Edição em inglês de 1Q84

Nenhum comentário:

Postar um comentário