terça-feira, 1 de julho de 2014

Surfista Prateado: Parábola, de Stan Lee e Moebius

Surfista Prateado: Parábola (Panini Books, 2013) é uma Graphic Novel publicada originalmente em 1988 pelo selo Epic Comics da Marvel Comics, escrita por Stan Lee e desenhada por Moebius, pseudônimo do escritor/desenhista francês Jean Giraud, falecido em 2012.
Stan Lee é o lendário fundador da Marvel Comics e cocriador de incontáveis personagens desta editora como Homem-Aranha, X-Men, Hulk, Quarteto Fantástico, entre outros, que hoje geram bilhões de dólares através de adaptações cinematográficas que se tornaram as franquias mais lucrativas da história do cinema mundial. Jean Giraud, mais conhecido como Moebius, é um famoso artista francês cocriador da famosa revista em quadrinhos Métal Hurlant – mais conhecida pelo seu nome em inglês Heavy Metal –, que desenhou/criou alguns dos mais famosos quadrinhos europeus, como o faroeste Blueberry, e as ficções científicas Arzak, Incal, The Airtight Garage, entre outros. Também trabalhou desenhando storyboards e conceitos para diversos filmes de ficção científica, como Alien: O Oitavo Passageiro, O Quinto Elemento, Tron e Star Wars V.

Stan Lee
Em Surfista Prateado: Parábola o devorador de mundo Galactus invade novamente a Terra em uma aparente violação de sua promessa de nunca mais atacar o planeta, mas desta vez, ao invés de atacar a humanidade ele se apresenta como um deus e salvador dos seres humanos. Milhões de pessoas ao redor do mundo começam então a venerá-lo e líderes religiosos oportunistas se apressam em se apresentar como seu profeta. Para impedi-lo, ressurge o ex-arauto exilado pelo próprio Galactus no planeta Terra: o Surfista Prateado; que o enfrentará em uma épica batalha para desmascará-lo e salvar a humanidade de sua própria estupidez coletiva em adorar aquele que quer destruir o planeta.

Moebius
Uma excelente história que trata de temas bem atuais como o fanatismo religioso e o populismo, em uma valiosa reflexão sobre o fato de que talvez nosso maior inimigo seja nós mesmos e nossa propensão a seguir líderes nem sempre bem intencionados. Magistralmente escrita e desenhada por duas lendas dos quadrinhos mundiais, em uma edição caprichada em capa dura com a qualidade de sempre das edições da Panini Books.







Nenhum comentário:

Postar um comentário