quinta-feira, 10 de julho de 2014

O Melhor Amigo do Homem

Minha vira-lata Valentina. Esta pestinha
é a melhor amiga do homem...
O cão é o melhor amigo do homem e é uma pena que muitas vezes a reciproca não seja verdadeira. Há mais de dez mil anos atrás, em uma época em que ainda não existiam as cidades, carros, o Facebook e o WhatsApp – e que muita gente acha que o mundo estava sendo criado – nossos ancestrais começaram a adotar variedades mais dóceis de lobos e perceberam sua grande utilidade na caça e na segurança do grupo. Desde então eles têm sido nossos mais fiéis e valorosos companheiros, estando ao nosso lado na alegria e na desgraça, na fartura ou na miséria, na segurança e no perigo. Nos amam mais que que a mais apaixonada esposa/marido, que nosso melhor amigo, e até mais que nossos filhos. O amor do cão pelo seu dono é o verdadeiro amor incondicional. De ferramenta de caça e arma de guerra se tornaram um membro da família. E o que temos dado em troca? Muitas das vezes uma vida miserável de sofrimentos e maltratos inimagináveis; um tratamento que se fosse dado a outro ser humano, após denunciados seríamos presos e condenados por tortura e cárcere privado.

Se você pensa em ter um cachorro ou viu uma gracinha de filhote e quer dá-lo ao seu filho, algumas recomendações:

1) O cão não é uma planta, que você coloca em um vaso, dá água, fertilizante, algumas horas ao sol e ela cresce saudável e viçosa. Viver preso a uma corrente de cinquenta centímetros por 24h por dia, sete dias por semana, 30 dias por mês e 365 dias por ano, não é uma vida muito agradável para um animal, por mais bem alimentado que ele esteja. Basta você se imaginar vivendo nestas condições para entender o que eu digo, afinal, também somos animais.

2) Sabe aquele filhote lindo que você quer dar para o seu filho? Ele vai crescer! Durante o processo ele também precisa de comida, vacinas, remédios, espaço, uma casa; tudo muito caro. E se você não der atenção a ele, ele vai destruir todos os seus chinelos, tênis, sapatos, sandálias e outros objetos que estiverem ao seu alcance.

3) Sabe aqueles momentos em que você brigou com a esposa/marido, não há nada para ver na televisão, a internet caiu, não há nada para se fazer em casa e a vida parece sem sentido? Pegue o seu cão e vá dar uma volta na rua! É um exercício relaxante para o dono e para o cachorro, além de contribuir para sua própria boa forma física e mental. Cães precisam dar uma volta pelo menos duas vezes ao dia, se você não quiser que ele destrua tudo dentro de casa.

4) Não sabe o que fazer com todos aqueles filhotes que a sua cachorra pariu? Então para começo de conversa, não deixe ela engravidar! Há métodos anticoncepcionais para cães também. Uma simples injeção baratinha quando você sentir que a cachorrada está “se chegando” perto dela e você evita o problema por um ano.

5) Cães, como todo animal, fazem cocô – e muito. Às vezes parece que eles fazem três vezes o seu peso em merda diariamente, e se você não está disposto a limpar, então não tenha um. Se você deu um ao seu filho, é uma ótima oportunidade para ensinar o que é responsabilidade, delegando a ele tarefas para cuidar do cão. Mas se você é um pai ou mãe despreparados que dá tudo de mão beijada para o seu filho, não consegue ensiná-lo a ter responsabilidades, nem consegue dizer não, um conselho: não tenha nem cão nem crianças!


Meus vira-latas adotados Nina e Zezinho, provando que  as mulheres
são espaçosas e empurram seus maridos para fora da cama...


Nenhum comentário:

Postar um comentário