sexta-feira, 7 de março de 2014

O Maior de Todos os Mistérios, de Miguel Nicolelis e Giselda Laporta Nicolelis


O Maior de Todos os Mistérios (Claroenigma, 2014) é um livro de divulgação científica infanto-juvenil escrito pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis em parceria com sua mãe, a escritora Giselda Laporta Nicolelis, e ilustrado por Nik Neves. O livro adapta para as crianças e adolescentes os assuntos tratados no livro Muito Além do Nosso Eu (resenha deste blog aqui), em que Nicolelis fala sobre as últimas descobertas sobre o cérebro humano e suas pesquisas sobre interfaces cérebro-máquina. 

Miguel Nicolelis talvez seja o maior cientista brasileiro vivo e neste livro ele faz o que todos os cientistas deveriam fazer, que é defender o método científico e falar da importância de suas pesquisas para o grande público. Em países desenvolvidos é imensa a quantidade de livros de divulgação científica para o público leigo, que desempenham o papel fundamental de chamar a atenção da população para a importância da ciência e dos investimentos em pesquisa. Em tempos onde o misticismo, as superstições e as pseudociências estão em alta e a ciência e o pensamento racional são cada vez mais ignorados no mundo todo, o lançamento deste livro vem em boa hora. Principalmente se levarmos em conta que ele foi escrito para os mais jovens, que ainda não foram contaminados pelo monte de baboseiras que vemos por aí, e que o livro foi publicado no Brasil por um cientista brasileiro de renome internacional.

Miguel Nicolelis
Nas 112 páginas do livro estão as mesmas questões presentes nas 552 páginas de Muito Além do Nosso Eu. Um pouco da história da neurociência, como funcionam os neurônios, como são formados os pensamentos e as memórias, como o cérebro comanda todas as funções vitais de nossos corpos, e, o mais interessante, como a neurociência revolucionará nossa comunicação com as máquinas possibilitando coisas fantásticas como controlar computadores remotamente, transmissão de pensamentos e sentimentos, controle de próteses robóticas, e até a construção de uma grande rede de cérebros interligados eletronicamente.

Giselda Laporta Nicolelis
São apresentadas também as experiências que Nicolelis realizou na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, em que macacos controlam robôs através de sinais emitidos pelo cérebro destes animais. Durante a abertura da Copa do Mundo de Futebol, que será realizada em junho deste ano no Brasil, será realizada uma ambiciosa demonstração desta tecnologia, quando uma pessoa paraplégica levantará de uma cadeira de rodas usando um exoesqueleto controlado pelo cérebro e dará o pontapé inicial no jogo da seleção brasileira.

Nik Neves
A coautora Giselda Laporta Nicolelis é escritora de livros infanto-juvenis que já recebeu diversos prêmios, incluindo o cobiçado Prêmio Jabuti. A ela coube adaptar para as crianças e adolescentes de uma forma divertida e didática as últimas descobertas no campo da pesquisa do cérebro humano. O texto é enriquecido pelas ilustrações de Nik Neves, artista que já trabalhou para diversas revistas no Brasil e no exterior e foi considerado um dos dez melhores ilustradores da América Latina pelo American Illustration. Seus desenhos não são meros enfeites, pois sempre ilustram de forma perfeita as ideias presentes no texto.


Excelente livro de divulgação científica que também será de grande valia para os adultos interessados em saber um pouco mais sobre a coisa mais fantástica criada pela natureza, que é o cérebro humano. O maior de todos os mistérios do título, que aos poucos vai sendo desvendado pela melhor de todas as ferramentas criadas por este mesmo cérebro: o método científico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário