quarta-feira, 20 de novembro de 2013

The Elephant Vanishes

The Elephant Vanishes (Vintage Books, 2003) é uma coletânea de contos do escritor japonês Haruki Murakami, que é mais conhecido por seus romances, principalmente o fantástico 1Q84, lançado no Brasil ano passado e que o tornou mundialmente conhecido. As histórias de Haruki Murakami em sua maioria são ficções urbanas com elementos fantásticos e um fatalismo introduzidos de forma sutil. São centradas em pessoas comuns que tem suas vidas dramaticamente alteradas por algum evento estranho, inexplicável, misterioso, que inicia uma sequência da acontecimentos que mudará a vida dos personagens de forma irreversível, impiedosa e às vezes até sem sentido, como na vida real. Eles lutam, resistem, ponderam, mas a força irresistível dos eventos, muitas das vezes aleatórios, subjugam o indivíduo, que se adapta ou sucumbe. As lições às vezes não são claras ou a única lição que permanece é a de que devemos seguir em frente não importa as dificuldades que a vida impõe, nem o que o destino nos reserva de antemão. Estamos sozinhos, o mundo não gira à nossa volta e os obstáculos tem que ser superados ou contornados, mas sempre aparecerão, e nem sempre o final será feliz. São 17 contos com temáticas variadas em que o fantástico é o fio condutor.

Entre os contos que mais gostei estão:

The Wind-Up Bird and Tuesday’s Woman - Narra um dia na vida de um homem que está recebendo misteriosas ligações de uma mulher que não conhece e empreende uma verdadeira jornada pelos recantos mais escondidos se sua vizinhança em busca do gato de sua esposa. Este conto posteriormente foi expandido e transformado em romance pelo autor.
The Second Bakery Attack - Um casal acorda no meio da noite com fortes dores no estômago e uma fome alucinante que só cessará quando assaltarem um MC Donald’s e quebrarem o que pensam ser uma antiga maldição.
On Seeing The 100% Perfect Girl One Beautiful April Morning - Parece ser uma releitura moderna do mito apresentado por Platão em um dos diálogos de O Banquete, onde o filósofo explica o amor como a busca pela metade perdida.
Sleep - Narra as transformações na vida de uma mulher que descobre que não precisa mais dormir nem se sente mais cansada, mesmo após dias inteiros de vigília. Ela passa a viver sua vida normal durante o dia e ter uma vida paralela à noite, quando pode fazer o que quiser com seu tempo, até que um acontecimento imprevisível pode pôr tudo a perder. Uma reflexão sobre a vida que temos e a vida que gostaríamos de ter se tivéssemos mais tempo, e de como os acontecimentos aleatórios podem ter terríveis consequências.
Barn Burn - Um homem conhece uma pessoa com a estranha compulsão por incendiar celeiros de fazendas. Após a revelação de que ele queimará em breve uma fazenda próximo a sua casa, ele parte em uma busca para saber que fazenda será e tentar entender este estranho passatempo.
A Window - Um funcionário de uma empresa de aconselhamento literário por cartas que resolve se demitir e conhecer sua mais promissora aluna. Após a experiência, passa sua vida refletindo sobre o que poderia ter feito ao observar a casa dela da janela do metrô.
A Slow Boat to China - Um homem tentando relembrar o primeiro contato que teve com um chinês, acaba percebendo o impacto que algumas pessoas oriundas deste país tiveram em sua vida.
The Dancing Dwarf - Um anão com fantásticas habilidades como dançarino aparece no sonho de um homem e lhe faz uma proposta irrecusável para que este consiga conquistar a mulher por quem está apaixonado, mas o acordo pode não ser o que ele esperava.
The Elephant Vanishes - Conto que dá nome à coletânea, a história se passa em um subúrbio em expansão de uma cidade e acompanha a perplexidade das autoridades e da população após o desaparecimento sem deixar vestígios de um elefante mantido às custas da prefeitura após a falência de um zoológico. Um homem obcecado pelo elefante e que coleciona todas as notícias que já saíram na imprensa sobre o animal talvez saiba a resposta, mas esta o deixa cada vez mais intrigado.

Mas meus contos preferidos e que considero imperdíveis são estes dois:

The Little Green Monster - Sensacional conto em que temos uma mulher passando o tempo observando seu jardim quando surge um pequeno monstro das profundezas da Terra, com dentes afiados, coberto de escamas verdes, poder de ler pensamentos e olhos estranhamente humanos. O pequeno monstro entra na casa e revela estar observando-a há muito tempo e que desconsiderando o conselho de seus pares, resolve encontrá-la e declarar... que está apaixonado! O monstro é afetado pelos pensamentos bons e ruins das pessoas. O final é tocante. Uma parábola sobre como as aparências enganam e como nossos sentimentos podem machucar até mesmo aqueles que nos querem bem. A reciprocidade não é a regra nas relações humanas e talvez seja melhor não esperar a compreensão alheia, por mais puras que sejam nossas intenções, sob pena de nos ferirmos ou nos decepcionarmos seriamente.
The Silence - Outro conto excelente em que acompanhamos um homem conversando com um amigo e relembrando o ódio que sentia quando era adolescente pelo aluno mais popular da escola, que só ele percebia ser um mau caráter. Ele dá uma surra no rapaz, que se vingará anos depois se aproveitando de um acontecimento dramático que fará com que toda a escola vire as costas para o protagonista após todos serem manipulados por seu desafeto. A forma como ele reage ao desprezo dos professores e alunos e as consequências que os acontecimentos tiveram sobre sua vida oferecem uma valiosa reflexão. Outra lição da narrativa é expor a tendência que temos em nos deixar levar pelas aparências e como somos manipulados ao seguir um líder carismático.


Haruki Murakami
Os livros de Haruki Murakami estão sendo publicados no Brasil pela Alfaguarra, que já publicou os romances Minha Querida Sputnik, Após o Anoitecer, Kafka à Beira-Mar, Norwegian Wood, os dois primeiros livros de 1Q84 e o livro de não-ficção Do Que Eu Falo Quando Falo de Corrida. Torço muito para que lancem logo em português The Elephant Vanishes e outros livros da vasta obra deste fantástico autor, que está sempre entre os mais cotados a receber o Prêmio Nobel de Literatura.


Livros de Haruki Murakami publicados no Brasil pela Alfaguarra

Nenhum comentário:

Postar um comentário